Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Portugal regulamenta uso medicinal da maconha

Decreto-Lei entra em vigor no dia 1.º de fevereiro

há 5 anos

Foi publicado no Diário da República de Portugal o Decreto-Lei regulamentador da Lei da Canábis para Fins Medicinais (Lei n.º 33/2018, de 18 de julho). Regras vigoram a partir de 1.º de fevereiro.

De acordo com o diploma, a inserção no mercado de medicamentos à base da planta da cannabis sativa fica sujeito à autorização de colocação no mercado (ACM) a ser emitida pelo INFARMED.

O preâmbulo esclarece que "as utilizações medicinais de preparações e substâncias à base da planta da cannabis sativa são estabelecidas e publicitadas como resultado de ensaios clínicos controlados, estudos observacionais, revisões sistemáticas e meta-análises da literatura internacional indexada, sendo estas a base das evidências científicas que até agora foram produzidas quanto ao uso medicinal de canábis".

Segundo a Lei agora regulamentada, o detentor de receita médica nos termos pode transportar medicamentos, preparações e substâncias à base da planta desde que para consumo próprio, "em conformidade com o prescrito e tendo como limite a quantidade prescrita pelo médico e constante da receita médica especial".

Uso recreativo: o PL 1062/XIII

Medidas legislativas relacionadas ao uso recreativo da maconha seguem em análise no parlamento português.

É o caso do Projeto de Lei n.º 1062/XIII, apresentado pelo PAN em 7 de janeiro. De acordo com a exposição de motivos, "o PAN apresenta propostas concretas para um debate sério e livre, num caminho que deve envolver vários representantes da sociedade, que visa conseguir reduzir as dependências no nosso país, combater o tráfico de droga, prevenir e tratar as dependências de forma mais eficaz e incrementar níveis de informação para a saúde e segurança de todos".

  • Sobre o autorAdvogado Internacionalista e Consultor em Direito Internacional Privado
  • Publicações191
  • Seguidores329
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações554
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/portugal-regulamenta-uso-medicinal-da-maconha/664077087

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)